Header Image

ALIMENTAÇÃO E MEIO AMBIENTE EM FOCO

10º ENCONTRO SABORES E SABERES

Em 2018 o Encontro Sabores e Saberes comemorará sua 10ª edição. Sob a organização, em parceria, do Instituto de Nutrição Josué de castro e a Agência UFRJ de Inovação, o evento foi lançado em 2009 e, desde então, faz parte do calendário de eventos da UFRJ.

Nessa edição comemorativa dos 10 anos de realização do evento, o tema central será Alimentação e Meio Ambiente em Foco, no intuito de resgatar os principais assuntos discutidos nas 9 edições anteriores, entendendo-se que alimentação e meio ambiente são temas atuais e que devem integrar as agendas governamentais da nação e do mundo.

O Encontro integra, no INJC, o calendário institucional de atividades em homenagem à passagem dos 110 anos do nascimento do patrono e 1º diretor da unidade, o prof Josué de Castro, celebrada no ano em curso. O evento ocorrerá entre os dias 29 e 30 de agosto no auditório do bloco N do Centro de Ciências da Saúde, campus Ilha do Fundão da UFRJ.

Estão programadas atividades científicas em torno do tema Alimentação, em suas perspectivas culturais, ambientais, sociais e culturais e da saúde e sua relação com o meio ambiente, integrando atividades acadêmicas dos cursos de Nutrição e Gastronomia, incluindo exposição e apresentação de trabalhos científicos, debates e atividades acadêmicas coordenadas por docentes do INJC, além de atividades culturais.

À programação se integra a feira agroecológica da UFRJ, com a participação de agricultores familiares do interior do estado do RJ, com exposição e comercialização de hortifrutis e produtos alimentícios artesanais.

A participação é gratuita. As fichas de inscrições de trabalhos científicos e as normas para submissão de trabalhos encontram-se na aba Submissão de trabalhos. Para participação no evento, as inscrições podem ser feitas na aba Inscrições.

Venha, mais uma vez, saborear conosco saberes científicos e populares, contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e fomentar hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.

Comissão organizadora :

Profa Cristiana Pedrosa de M. Porto– INJC

Profa. Elizabeth Accioly – INJC

Íris Mara Guardatti Souza– Agência UFRJ de Inovação

Profa Joyce Cafiero – INJC

Profa. Lucia Andrade – INJC

Profa Maria Eliza Assis Passos – INJC

Dra. Renata Santos Pereira Machado – SIA/PR6/UFRJ

Profa Tatiana Cardoso Feijó- INJC