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Submissão de Trabalhos

15º Encontro Sabores e Saberes- edição comemorativa

SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. NORMAS DE ENVIO:

a) Os trabalhos científicos deverão ser resultantes de atividades de pesquisa ou extensão. Serão elegíveis os trabalhos realizados por autores vinculados a instituições públicas ou privadas de ensino e pesquisa e que atendam aos eixos temáticos descritos no item 2.c.

b) Os resumos deverão ser enviados, por meio de ficha eletrônica de inscrição de trabalhos para o 15º Encontro Sabores e Saberes disponível, no site do evento (http://saboresesaberes.injc.ufrj.br/), na aba submissão de trabalhos, até a data limite de 05 de junho de 2023. O resultado da avaliação será informado aos autores, por meio de mensagem eletrônica para o e-mail cadastrado e divulgação eletrônica no site, a partir da 1ª quinzena de agosto de 2023.

c) Para submissão de trabalhos não é obrigatória a inscrição no evento. As inscrições para participantes ouvintes serão abertas mais proximamente à data do evento.

2. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO:

a) Os resumos deverão ser estruturados devendo constar, obrigatoriamente, as seguintes informações: título do trabalho (em letras maiúsculas), autores (nomes completos por extenso, em maiúsculas), informar e-mail para contato com os autores e a instituição principal. Do texto deverão fazer parte: Introdução/Contextualização, Objetivo, Metodologia, Resultados, Conclusão/Considerações finais. Incluir palavras-chaves (no mínimo 3), referências bibliográficas (no máximo 3) e apoios/fomentos caso tenha.

b) O resumo deverá ter, no mínimo 300 e, no máximo 450 palavras. Autores, instituições, palavras-chave (no mínimo 3), referências bibliográficas (no máximo 3) e apoios/fomentos não devem ser contabilizados no corpo de texto do resumo.

c) Os resumos não devem conter: símbolos, esquemas, figuras, quadros e/ou tabelas e contrações que não sejam de uso corrente devem ser evitadas.

d) Os trabalhos deverão estar inseridos em um dos eixos relacionados à Nutrição e Alimentação, a ser informado na ficha de inscrição, apresentados na seqüência que apresentam interface com os temas centrais de todas as edições do evento e com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS.

  • Ciência e tecnologia de alimentos;
  • Segurança alimentar e nutricional;
  • Biodiversidade e alimentação;
  • Sustentabilidade ambiental e alimentação;
  • Alimentação, história e cultura;
  • Educação alimentar e nutricional;
  • Agroecologia;
  • Alimentação, inovação e responsabilidade social;
  • Perdas, desperdícios e aproveitamento de alimentos;
  • Tratamento de resíduos, alimentação e sustentabilidade ambiental;
  • Manejo da água
  • Erradicação da pobreza e geração de renda

e) No caso de situações como não vinculação a um dos eixos, falta de pertinência ao eixo escolhido ou o não atendimento às regras de elaboração e estruturação do resumo os trabalhos não serão admitidos para submissão à comissão científica.

f) Os trabalhos serão inscritos, por meio de formulário da plataforma Google, disponibilizado nos canais de comunicação do evento, no qual o autor registrará, em campos específicos, as seções do resumo descritos no item “a” das normas de elaboração do resumo.

3. AVALIAÇÃO DO RESUMO:

a) Os trabalhos serão avaliados, por uma comissão científica, conforme os seguintes critérios:

  • Relevância do tema e contribuição científica
  • Adequação do título
  • Clareza de objetivos
  • Adequação e pertinência dos métodos
  • Clareza na apresentação dos resultados
  • Conclusões
  • Pertinência e atualidade das referências bibliográficas.

b) Serão considerados habilitados os trabalhos que obtiverem da comissão avaliadora nota igual ou superior a 7 (sete) no conjunto dos itens de avaliação. Os resultados das avaliações serão informados, por via eletrônica, aos autores com base na classificação habilitado ou não habilitado para apresentação/exposição.

c) Os resumos submetidos serão encaminhados para avaliação por pares. Dois (duas) revisores (as) avaliarão o trabalho e, em caso de discordância quanto ao parecer final ou discrepância entre as notas finais atribuídas, um(a) terceiro(a) revisor(a) avaliará o resumo e a nota atribuída por ele(a) substituirá a avaliação dos demais.

4. NORMAS PARA EXPOSIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS:

a) Os autores deverão expressar no formulário de inscrição seu desejo em concorrer à menção honrosa.

b) Resumos fora dos padrões estabelecidos serão imediatamente reprovados e o mérito científico não será avaliado. Resumos com erros ortográficos e gramaticais que necessitarem de grandes correções serão reprovados, a critério da Comissão Científica. Os resumos não devem conter: símbolos, esquemas, figuras, quadros e/ou tabelas e contrações que não sejam de uso corrente devem ser evitadas.

c) Os cinco (5) trabalhos com maior pontuação, receberão menção honrosa e serão exibidos em sessão de apresentação oral de trabalhos científicos, devendo os autores estarem disponíveis no horário das apresentações. A não apresentação acarreta a perda da menção honrosa. Os trabalhos com menção honrosa cujos autores sejam do Rio de Janeiro deverão ser apresentados presencialmente. Para os autores dos demais estados, a apresentação poderá ser de forma remota.

d) Todos os trabalhos habilitados ficarão em exposição eletrônica, no formato pôster, no site do evento, incluindo os que obtiveram menção honrosa.

e) As instruções para confecção dos pôsteres eletrônicos serão, oportunamente, informadas aos autores e deverão conter os seguintes tópicos de identificação: Título, Autores, Instituição. O trabalho propriamente dito deverá ser composto por introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusão e referências. Podem ser incluídos gráficos e fotos; Apoio/Parcerias deverão ser informados no rodapé do banner.

f) Para os trabalhos em exposição como banner eletrônico, será emitido, para cada trabalho, somente um (1) certificado, com o nome de todos os autores e orientadores, a ser enviado por via eletrônica para o e-mail cadastrado.

g) Menção honrosa. Os cinco (5) trabalhos com maior pontuação pela comissão avaliadora, além da apresentação oral, farão jus a certificado de menção honrosa, a ser enviado por via eletrônica para o e-mail cadastrado, concedendo-se a cada trabalho, somente 1 (um) certificado, com o nome de todos os autores e orientadores.

5. DIVULGAÇÃO ON LINE DOS RESUMOS

Todos os trabalhos aprovados para apresentação serão divulgados no caderno eletrônico de resumo do 15º Encontro Sabores e Saberes, a ser disponibilizado, oportunamente, no site do evento.

Observações:

A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores e deve ser feita antes da submissão do trabalho.

Os resumos serão publicados conforme a versão aprovada pelo Comitê Científico, assim como os nomes dos autores e demais informações enviadas, não sendo permitidas quaisquer alterações em autorias e conteúdo dos trabalhos, uma vez realizada a notificação de aprovação para apresentação/exibição no evento.

SUBMETA SEU TRABALHO NO SEGUINTE LINK: 

https://forms.gle/bgPzkcWEN3L69f78A